O Argo possibilita uma ampla gestão dos bilhetes não voados, tanto para fins de relatórios quanto operacionais. A seguir veremos as opções de configurações, relatórios e possibilidades de gestão de bilhetes não voados que o Argo oferece, incluindo detalhes sobre reemissão.
Bilhetes não voados:
Quando o bilhete consta no Argo como “Não Voado” ele pode ser utilizado para relatório, reemissão, consulta em tela ou simplesmente um controle desses bilhetes, que estarão na tela de CONFIGURAÇÕES → CADASTROS AUXILIARES → BILHETE:
Como cadastrar:
Os bilhetes podem ser cadastrados manualmente, na tela de bilhetes, ou automaticamente através da política “NAOVOA“. No cadastro manual o usuário terá que preencher os campos referentes ao bilhete onde Viajante, Valor tarifa, Cia áerea (Código da cia ex: LA, G3, AD), Bilhete/Ticket e Data de Emissão são obrigatórios e o status do bilhete.
Utilização:
Muitos clientes apenas utilizam esse controle para extrair relatórios a fim de ter uma gestão sobre os bilhetes, o principal relatório sobre o tema é o “Relatório de bilhetes não utilizados/não voados”, este relatório é agendado, ou seja, já possui um layout pré-definido com suas colunas específicas. Qualquer relatório agendado segue esse padrão e pode ser extraído no menu
RELATÓRIOS → ABRIR/FECHAR (SEÇÃO AGENDA)
As informações poderão ser extraídas do dia anterior (D-1) para qualquer período desejado e será disponibilizado no formato escolhido (PDF ou EXCEL) até o dia seguinte do agendamento.
A agência também pode gerenciar o fluxo de reembolso dos bilhetes não voados, onde ao selecionar o status “Reembolso” um painel ficará visível, este painel a agência poderá inserir informações referentes a solicitação, recebimento e pagamento do reembolso:
É importante ressaltar que esse controle é feito somente no Argo(off-line), os processos feitos na cia áerea devem continuar sendo feitos na cia áerea.
Reemissão On-Line:
Os bilhetes cadastrados, tanto automáticamente quanto manualmente, podem ser reemitidos on-line no Argo, para isso temos algumas regras básicas:
- Reemitimos as companhias aereas Latam, Avianca, Gol e Azul;
- Reemitimos os GDSs Amadeus e Sabre;
- Gol e Azul somente antes da data de embarque;
- É necessário sempre criar uma nova solicitação.
Observado as regras acima, o processo de reemissão torna-se muito simples. Primeiramente o bilhete a ser reemitido deve estar no status de “Reemissão”, depois uma nova solicitação deve ser criada com o mesmo viajante e CIA a qual o bilhete pertence. No momento da pesquisa, caso o viajante esteja inserido, o Argo mostra um ícone de bilhete nas tarifas da cias que o viajante possui bilhete não voado:
E a aba “Reemissão” ficará disponível quando o consultor continuar a emissão on-line, o consultor poderá reemitir qualquer bilhete que estiver cadastrado para o viajante e CIA da OS.
Após selecionar qualquer bilhete na tela de reemissão, o Argo fará o calculo dos custos envolvidos caso aquele bilhete seja de fato reemitido:
O consultor pode calcular qualquer bilhete que esteja no dropdown para selecionar o bilhete com os melhores valores. Quando o cliente seleciona o bilhete que deseja usar como crédito, o sistema, depois de consultar o provedor vai exibir em tela as informações do bilhete antigo, bilhete novo, multas e saldo a pagar:
Quando decidir qual bilhete vai reemitir, basta deixa-lo selecionado e prosseguir para a aba de “Informações” e concluir a emissão, neste momento se todas as regras forem seguidas e as regras do bilhete permitirem a reemissão, o Argo irá realiza-la emitindo a solicitação:
Após a emissão da OS com um bilhete sendo reemtido, no histórico dessa nova solicitação teremos as informações da reemissão na “Alocação de Débito” e no “Follow Up”:
No cadastro de bilhete, o Argo mudará o status do bilhete original para “Reemitido” e criará um novo cadastro desse mesmo bilhete no status de “Credito Utilizado”.
Como mencionado, nos casos de bilhetes da Azul e Gol, somente reemitiremos o bilhete antes da sua data de embarque, sendo assim, o cadastro do terá que ser manual. Outro detalhe dessas Cias é que ao realizar a reemissão, o localizador novo será cancelado e o localizador original permanecerá como o localizador da nova solicitação.
Configurações complementares:
Como vimos, o processo de reemissão on-line não precisa necessariamente de alguma política, porém podemos inserir algumas para facilitar o processo ou adaptá-lo as politicas de algum cliente. A primeira nós já falamos, a “NAOVOA” que cadastrará os bilhetes não voados automaticamente, porém ela deixa os bilhetes no status de “Não voado” e para o processo de reemissão precisamos que o bilhete esteja como “Reemissão” neste caso para que os bilhetes fiquem nesse status automaticamente após o cadastro da “NAOVOA” podemos utilizar a”STABIL” que muda o status do bilhete para “Reemissão” assim que ele é cadastrado pela “NAOVOA“.
É possível mostrar os bilhetes não voados no momento da criação da OS, para que o usuário possa pedir para a agência utilizar esses bilhetes no processo de reemissão, par isso habilite a política “ESCBIL“.
Com essa configuração no fluxo on-line o usuário solicitante poderá indicar um bilhete para ser reemitido:
Uma mensagem será exibida para a agência no momento da emissão:
Com tantos cadastros assim a tela de bilhetes naturalmente acumula bilhetes durante todo o ano, e como a “vida útil” do bilhete não voado é de um ano, com a política “FINBIL” todo primeiro dia de cada mês o Argo passará uma rotina e todo o bilhete que tiver com a data de emissão superior a um ano, o mesmo será inativado.
Reemissão Off-Line:
Caso a “ESCBIL” esteja configurada para o fluxo off-line, ao selecionar um bilhete não voado no início da solicitação a mesma irá para o status de “Aguardando Cotação” e o consultor da agência poderá fazer todo o processo off-line, ou seja, preencher a cotação com os valores da reemissão selecionando o botão “Reemissão”.
Nessa tela o consultor poderá preencher os valores referentes a reemissão, porém sem fazer algun vínculo com o bilhete selecionado. Essa opção também está disponível na tela da emissão off-line. No fluxo off-line os bilhetes devem ser atualizados manualmente na tela de cadastro do bilhete:
No relatório padrão de “Passagem Áerea” as informações referentes a reemissão off-line poderão ser extraídas caso selecionadas:
Mapa de bilhetes:
A opção de mapa de bilhetes está disponível na tela de cadastro dos bilhetes não voados, ao clicar no botão na parte inferior da tela, o Argo porcessará um relatório em excel com as informações dos bilhetes já cadastrados.
O Argo disponibilizará o relatório até o próximo dia.