Às vezes precisamos determinar prazos para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Com a Política CONAPO, podemos configurar o tempo máximo para escolha ou aprovação, assim, será necessário cumprir a antecedência mínima em relação ao prazo de expiração. É importante lembrarmos que o prazo deve ser configurado em minutos.
A ação a ser tomada é definida pelo parâmetro configurado que pode ser ‘Notifica‘ ou ‘Bloqueia‘. Seu comportamento, respectivamente, é o seguinte:
Por exemplo, o prazo de expiração da solicitação é 18:00 horas e a Política foi configurada com o tempo 60 minutos e o parâmetro Notifica. Quando for 17:00 ou mais (faltar menos de 1 hora para a expiração) e a solicitação ainda não tiver sido aprovada, será notificado na tela de aprovação que a antecedência mínima foi ultrapassada.
A notificação é feita somente no status “Aguardando Aprovação (de mérito ou de custo)”. A mensagem aparece conforme tela abaixo. Vale lembrar que o sistema ainda permite que a aprovação seja feita.
Agora vamos imaginar uma situação em que o parâmetro definido seja Bloqueia. Vamos considerar o prazo de expiração da solicitação como 18:00 horas e o tempo configurado como 30 minutos.
Neste caso, a solicitação não poderá mais ser escolhida ou aprovada após as 17:30, pois não haverá tempo hábil para a agência fazer as emissões. O bloqueio será feito se a solicitação estiver aguardando escolha ou se estiver aguardando aprovação (de mérito ou de custo). Ao tentar escolher ou aprovar, além da mensagem de tempo expirado, o botão de aprovação não ficará mais disponível.
Existem algumas Políticas que conversam com esta. São elas: EMAEXP, que envia e-mails informando o prazo de expiração; EXPHOS e EXPLOC, que atribuem data de expiração para reservas de hospedagem e locação, respectivamente; além da SEPEXP, que separa as solicitações por data de expiração do aéreo.