Sim! Com a Política CONORC habilitada, o Argo controla o fluxo do orçamento, de acordo com o parâmetro habilitado:
Com o parâmetro “Bloqueia o estouro na aprovação”, no status “Aguardando Autorização de Custo” é verificado se existe saldo disponível no respectivo orçamento. Caso não exista, a aprovação não poderá ser realizada.
Com o parâmetro “Bloqueia no estouro na criação”, caso não haja saldos orçamentários o suficiente, o usuário não conseguirá criar uma OS.
Com o parâmetro “Empenha e verifica saldo do orçamento na escolha”, no status “aguardando escolha”, é verificado se existe saldo no centro de custo informado e o valor já será empenhado no mês de abertura da solicitação. Caso a solicitação seja online, não havendo saldo, ela cairá para escolha e fica gravado no follow up a mensagem:
“Empenha valor considerando data final da viagem”, empenhará o valor no mês da data final da viagem.
“Empenha valor considerando data inicial da viagem”, empenhará o valor no mês da data inicial da viagem.
Com o parâmetro “Permite o estouro do valor orçado”, não é feita a validação do saldo e a emissão da solicitação é realizada normalmente, sendo que o respectivo orçamento ficará com o saldo negativo.
No caso do parâmetro “Transfere orçamento para o mês seguinte”, existe uma rotina que transferirá o orçamento para o próximo mês.
Serão transferidos todos os orçamentos existentes no mês vigente para o próximo, conforme as regras:
- Se não exisitr o orçamento para o mês seguinte, a rotina criará um orçamento inserindo valor do saldo do mês anterior, como Valor Ajuste.
- Se existir orçamento no mês seguinte e estiver ativo, será inserido o valor do saldo do mês anterior, como Valor Ajuste.
- Se existir orçamento no mês seguinte e estiver inativo, será reativado e inserido o valor do saldo do mês anterior, como Valor Ajuste.
- Ao chegar no final do ano no mês de dezembro, por padrão, o saldo não é transferido automaticamente para o próximo ano no mês de janeiro, é necessário efetuar o cadastro de forma manual do orçamento do mês de janeiro e o próximos meses até dezembro o sistema fará a transferência do saldo residual mês a mês.
Por exemplo: ao habilitarmos a Política com o parâmetro “Bloqueia o estouro na aprovação”, quando a OS estiver no status “Aguardando Autorização”, o aprovador não conseguirá seguir.
Lembre-se, a Política não funciona com a ORCPED habilitada.