Às vezes, quando solicitamos um adiantamento, o aprovador, por não saber sobre o que se trata, pode acabar recusando o pedido. Com a ajuda da Política OBSADI, se torna obrigatório justifica o porquê de uma solicitação.
De acordo com o parâmetro configurado, são possíveis dois comportamentos:
Precisa informar observação de adiantamento sempre – Torna obrigatório para todo adiantamento solicitado, independente de valores.
Precisa informar observação se o adiantamento ultrapassar o valor permitido por dia – Só será obrigatório se o valor lançado por dia for maior que o valor configurado na Política VLAPAD, que determina um valor máximo por dia de adiantamento mediante de aprovação automática.
Na prática funciona da seguinte maneira:
Ao habilitarmos a Política OBSADI com o parâmetro “Precisa informar observação de adiantamento sempre”, ao abrir uma solicitação e incluir um adiantamento será pedido a justificativa.
Sem preencher o campo de observação, o sistema não libera o sinal de + que fica do lado esquerdo da despesa, impossibilitando assim que se prossiga com a solicitação.
Temos outra situação possível: se habilitarmos essa Política com o parâmetro “Precisa informar observação se o adiantamento ultrapassar o valor permitido por dia”, em conjunto com a VLAPAD, ao solicitarmos e incluirmos uma despesa com valor superior ao configurado, o sistema irá fazer o cálculo do valor da despesa cadastrada. Será necessário preencher a justificativa para poder prosseguir com a OS, caso contrário a seguinte notificação será exibida: