Fee é o sistema de remuneração a prestação de serviços efetuados pelas agências de viagens, baseado em volume e complexidade de serviços, ou seja, é uma taxa paralela aos seus custos de viagem.
Para cadastrá-lo, acessamos o menu “Cadastro de Fee” na barra cinza:
Precisamos informar pelo menos a data inicial de validade deste fee. Observe que pode-se mencionar se este fee é cobrado pelo simples fato de responder uma cotação ou apenas se houver emissão.
No lado direito da tela, informamos se o valor do fee é fixo (valor) ou baseado no percentual do valor da tarifa:
Note que existe um campo chamado “Forma de Pagamento”, ele refere-se a forma de pagamento da viagem. Por exemplo, se preenchemos essa opção com a forma de pagamento “Faturado”, o sistema vai desconsiderar todos os demais filtros (produto, nacional, inter, etc) e sempre que a viagem for faturada, vai cobrar este fee.
Na parte de baixo da tela, temos filtros. Se selecionamos um respectivo projeto ou motivo de viagem, este fee só será cobrado nessas situações, nas demais, ele será desconsiderado. Deixando em branco, vale para todos:
O nome do fee é apenas para controle da própria agência.
Após a configuração do FEE, as solicitações que forem geradas a partir de sua configuração gerarão a cobrança, e poderão ser acompanhadas através do relatório de “FEE” localizado no caminho a seguir: RELATÓRIOS> RELATÓRIO PADRÃO > FEE:
Não é necessário nenhuma configuração adicional para que ele seja contabilizado, porém essa informação pode aparecer no decorrer de uma solicitação para que os usuários a tenham em tela, para isso utlize as políticas “RESFEE” e a “EXIFEE“. Também é importante decidir quem são as pessoas da agência que poderão editá-lo, via política CAMFEE.
Abaixo, falaremos de dúvidas comuns em relação ao tema:
- O que é Fee bundle?
Fee Bundle é cobrado de acordo com um grupo de produtos selecionados. Havendo mais de um tipo de serviço na OS, como por exemplo aéreo e hospedagem, o sistema não cobrará o Fee cadastrado para aéreo somado ao Fee cadastrado para hospedagem e sim o Fee cadastrado como “Bundle”.
Cada combinação de produtos deve ser cadastrada com seu respectivo FEE, por exemplo, se o fee estiver marcado no Bundle: Aéreo + Hospedagem + Locação:
Ele só será considerado em OS que contenha os 3 serviços, se tiver só aéreo e hospedagem, por exemplo, o sistema não valida esse fee. Deve-se ter uma outra configuração que especifique essa possibilidade:
- O valor do Fee vem incluso no Voucher?
O valor do Fee não é apresentado no voucher pois trata de uma cobrança que é realizada pela agência – logo, o valor não é integrado ao bilhete. É possível que ele seja integrado ao corpo do e-mail de emissão, para isso, entre em contato com o Suporte Argo:
- O valor do Fee pode ser cobrado no Cartão de crédito?
O valor do Fee não será cobrado no cartão utilizado no momento da compra por ser uma cobrança paralela gerada pela agência. Você pode solicitar que gerem um relatório para ser efetuado.
- O Fee pode ser incluído no Orçamento?
Sim, O Fee pode ser inserido no controle orçamentário desde que a Conta Contábil esteja configurada para contemplar o Fee.
- O Fee integra com quais canais?
No Argo, o Fee possui três canais para integração: XML Stur, AIR e Webserice.
Como o Fee é apresentado em relatório por transação?
No relatório agendado “Por Transação”, os tipos de fee serão apresentados nas seguintes classificações:
Low Touch: O viajante final inicia a solicitação, mas, ela passará pelo consultor em algum momento, provavelmente na emissão. Fica marcada a flag “selfbook” e o tipo “online”:
Neste modelo, o robô de emissão também é considerado um consultor da agência, o Argo não diferencia.
High Touch: Esta modalidade é quando o consultor inicia a solicitação, interagindo desde o começo, no fluxo online ou offline. Neste caso, desmarcamos a flag “Selfbook”:
No Touch: Para este modelo, o solicitante deve ter a permissão de emitir (vide política EMICLI) de forma que o consultor não interaja na OS em nenhum momento: