Para que o sistema ofereça um bilhete disponível ao viajante no momento de uma nova compra, precisamos habilitar a Política ESCBIL. É ela quem permite a utilização e escolha de bilhetes não voados.
Seu funcionamento acontece em conjunto com as determinadas Políticas:
- NAOVOA: o Argo verifica na companhia aérea se o bilhete foi utilizado pelo passageiro ou se houve no-show, importando essa informação para a ferramenta.
- STABIL: para que o bilhete seja oferecido ao solicitante no momento de uma nova compra, será necessário que o mesmo esteja no status “Reemissão”. Por meio da STABIL, o sistema fará essa troca de status automaticamente.
Depois de verificarmos os pré-requisitos, podemos observar que a ESCBIL possui dois parâmetros:
O processo de criação da OS sempre será online. O que mudará é o encaminhamento que será dado ao pedido:
– Parâmetro: Processo On Line
Ao criarmos uma solicitação pelo buscador online, se escolhermos a companhia aérea em que consta o bilhete em aberto, o sistema vai oferecer o bilhete não-voado para o passageiro na tela de forma de pagamento.
A partir disso, a ferramenta criará uma nova reserva e a OS passará para autorização de custo, conforme parametrizado.
Ao chegar na tela de emissão, o sistema sinalizará o consultor. Assim, o bilhete ´poderá ser utilizado em uma reemissão.
– Parâmetro: Processo Off Line
O usuário também visualiza e seleciona o bilhete ao criar o pedido. Porém, ao finalizar a OS, ela cairá para cotação para que o consultor verifique. Quando o consultor acessar a OS, já identificará que o passageiro deseja utilizar determinado bilhete.
Importante: Essa política não deve ser habilitada com os dois parâmetros no mesmo ambiente, pois causará conflito no funcionamento da rotina do sistema.