Uma das principais funcionalidades do Argo é permitir que os usuários façam reservas online de passagens aéreas por meio da conexão dos diferentes provedores disponíveis em seu ambiente. Por outro lado, os usuários também podem fazer uso da reserva off-line, podendo enviar esse tipo de solicitação diretamente à agência, ou automaticamente quando o sistema detecta uma situação não contemplada no momento da reserva on-line.
Para permitir maior controle do tipo de solicitações que a agência gerencia, foi criada a política QTDPES, por meio da qual o administrador pode estabelecer um limite de tentativas de reserva on-line aérea que o solicitante pode realizar, antes de disponibilizar acesso à solicitação de tipo offline.
A QTDPES ativará um novo passo de validação, que permitirá ao solicitante/viajante a possibilidade de realizar uma ou mais buscas on-line, caso sejam detectados problemas ao validar segmentos na disponibilidade aérea on-line, não sendo necessário refazer o pedido do zero. Adicionar esta etapa ao seu fluxo de trabalho economizará tempo e tornará o processo de reserva mais eficiente.
Configuração da política
Vamos dar uma olhada no seguinte exemplo:
Suponha que o usuário só terá permissão para duas tentativas de reserva on-line, antes de dar acesso à reserva offline. Em seguida, deve-se configurar a política QTDPES com o número 2 no campo ‘Quantidade’, por fim clique o botão ‘Atualizar’:
Depois que a configuração for salva, ela será aplicada a todos os usuários do cliente.
Uso da política
- Uma vez configurada a QTDPES o usuário pode seguir com a escolha dos seus voos normalmente, e, na última etapa, onde enviamos a solicitação para aprovação caso o sistema identifique problemas ao validar a tarifa/voo, um passo adicional de ‘Validação’ da reserva será ativado.
- Em seguida, a tela abaixo será exibida, esta é a etapa de “Validação” que inclui o botão ‘Nova busca’ na parte inferior:
Nota: Lembremos que neste exemplo, a política QTDPES foi configurada com duas tentativas de busca online no campo ‘Quantidade’, portanto, se forem detectados problemas novamente ao realizar a validação do segmento na disponibilidade aérea online, o sistema exibirá novamente esta tela uma total de duas vezes.
O botão ‘Pedir à agência’ não será exibido, tanto para a primeira quanto para o restante das tentativas permitidas, então você deve continuar fazendo tentativas de reserva online usando o botão ‘Nova busca’.
- Para continuar, o viajante/solicitante deve usar o botão ‘Nova busca’, devendo fazer uma nova tentativa de reserva aérea online até que o pedido seja concluído.
- Ao clicar no botão ‘Nova busca’, a tarifa escolhida anteriormente não estará disponível, e será bloqueada para sua escolha. O usuário verá a tarifa bloqueada ao passar o mouse sobre ela:
- Por fim, caso o viajante/solicitante esgote as tentativas de reserva online permitidas, será exibida a seguinte tela onde o usuário terá agora disponível o botão ‘Pedir à agência’, que poderá utilizar para enviar a solicitação em modo off-line:
Observações:
- A tela de validação só será ativada quando a política QTDPES estiver habilitada.
- A tela de validação só será exibida quando houver trechos aéreos no carrinho de compras, portanto caso haja outro tipo de serviço de viagem, esta tela não será acionada.